Vamos demonstrar a partir deste tópico, a utilização da HP12-C para o cálculo de indicadores utilizados na análise de projetos de investimentos de capital.
Por exemplo, quando uma empresa precisa saber se o investimento na compra de um determinado equipamento e o resultado financeiro estimado que esse equipamento irá proporcionar em um determinado período compensará esse investimento, ou seja, se será economicamente viável.
A análise de investimento compreende não apenas a análise de um único investimento, mas também em alternativas entre dois ou mais projetos, com a finalidade de escolha do melhor.
Por exemplo, se o investimento em um equipamento A será mais vantajoso sobre o investimento em um equipamento B, C, etc.
Por exemplo, se o investimento em um equipamento A será mais vantajoso sobre o investimento em um equipamento B, C, etc.
A decisão do investimento é baseada no fluxo de caixa previsto para cada uma das propostas.
Dessa forma, existem várias técnicas para avaliar investimentos de capital, mas destacaremos as mais utilizadas atualmente e com o uso da HP12-C: TIR (Taxa Interna de Retorno), VPL (Valor Presente Líquido), e Payback.
Muitas vezes estes indicadores são usados simultaneamente pelas empresas para análise de projetos de investimento.